Novas regras para Rotulagem – Alérgenos
junho 30, 2016
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Como criar rótulos de cerveja

Meu objetivo será mostrar a você, pequeno produtor de cervejas, como criar um rótulo de cerveja dentro dos padrões de rótulos do mercado.

Ao final dessa matéria você saberá como preparar o layout e as informações obrigatórias do seu rótulo.

Então, vamos lá pequenos e micro-cervejeiros !

Caso queira saber onde comprar o Kit de adesivos personalizados para cervejas veja aqui.

rotulos de cerveja

Apesar da diversidade de tamanhos de cervejas, geralmente as cervejas artesanais são fabricadas em quantidade de 500 ml a 600 ml. Sendo assim, focarei no Layout desses produtos.

Pode parecer que estamos “puxando a sardinha para o nosso lado” mas é FATO que o rótulo do produto influencia muito na decisão de compra do consumidor. Ainda mais quando ele nunca experimentou o seu produto. É claro, que somente um bom produto continuará a ser comprado, mas antes de tudo você precisa superar a barreira da desconfiança do consumidor e provocar a sua curiosidade.

 

Imagine o seguinte: Centenas de cervejas lado a lado, competindo pela atenção do consumidor que nunca experimentou nenhuma delas e está seriamente intencionado a comprar UMA para experimentar e, quem sabe… virar fã!

rotulos de cerveja

 

Um cenário tentador, não? Sendo assim, invista em criatividade!

Mas antes, deixe-me te mostrar alguns detalhes que podem ajudar a evitar erros na hora de ser criativo com seu rótulo.

 

Formato:

Os formatos mais comuns de rótulo são ovais, quadrados ou retangulares. Certamente sair do padrão pode te dar uma vantagem visual. Mas sempre pense antes em seu cliente. Se ele é conservador, ficará mais confortável ao experimentar uma cerveja com traços conservadores. Por outro lado, se seu publico é mais jovem e engajado, criar um rótulo em forma de octógono, por exemplo, pode não ser má ideia.

Vale lembrar que formatos especiais podem gerar custos maiores para a fabricação de seu rótulo, por outro lado pode levar a um aumento de vendas se agradar e fidelizar seu cliente. Fica à sua decisão.

Sobre as dimensões

Em um rótulo de cerveja, não ultrapasse 100mm x 80mm. Isso por vários motivos:

1- O consumidor vai desejar ver o líquido da garrafa

2-  Olhando de frente o consumidor só poderá enxergar 1/3 do rótulo. Quanto mais largo, menos ele verá de imediato.

3 – Por questões de Design, você precisa de uma certa distancia entre objetos para não causar uma perturbação visual. ( Lembre-se que um Kit de rótulos de cerveja têm 4 etiquetas . Você não quer que o começo de uma etiqueta encoste no final de outra… )

Material:

É imprescindível que seu rótulo seja resistente à umidade.  Materiais como Bopp ou Vinil, por serem plásticos são ideais para essa finalidade, porém tem um custo mais elevado. Rótulos em papel tendem a ser mais baratos, e caso opte por este material exija pelo menos uma camada de verniz, para que seu rótulo tenha uma melhora em relação a resistência a água.

 

Cores:

Não é necessário seguir o padrão, porém trabalhar com cores que já estão na cabeça do consumidor acelera o reconhecimento. Assim, fica a sua escolha provocar curiosidade ou manter o padrão conservador de acordo com seu público alvo.) Abaixo estão algumas referências de cores para ajudar caso queira seguir um padrão:

Cervejas tipo Pilsen: Fundo branco ou amarelo, com detalhes em vermelho.

Cervejas tipo Weiss: Fundo bege (amarelo claro) com letras e detalhes em marrom.

Cerveja tipo Escura: Preto e marrom café.

Cerveja tipo Red: Vermelho com bordô e rosa.

Cerveja tipo Stout: Aqui cabem umas variações. A mais famosa Stout do mercado é a Guinness, que usa rótulo preto, em conformidade com a cor da cerveja. O preto acaba sendo muito utilizado em rótulos de cervejas Stout. Mas por um outro lado, a Stout tem origem Irlandesa, assim o verde escuro (para ornar com o liquido) acaba sendo muito utilizado. Consequentemente a combinação Preto e Verde, acaba sendo muito bem vinda.

Cerveja Tipo Ice: Azul, em referencia as geleiras árticas. O azul também é utilizado na maioria das cervejas sem álcool do mercado.

Destaques:

Para dar destaque ao que realmente importa você precisa selecionar as informações principais e deixa-las em primeiro plano, separadas das informações secundárias em segundo plano. Ou seja, mostre o nome e tipo de cerveja imediatamente ao consumidor e separe as informações adicionais ( edição limitada, comemorativa, prêmios, nova formula) em segundo plano  para uma visualização mais detalhada por parte do cliente

Informações obrigatórias:

Veja as três categorias de informações para criar seu rótulo de cervejas:

  • Principais;
  • Secundárias ;
  • Frases Obrigatórias.

Importante :Todas elas são obrigatórias caso você queira comercializar oficialmente a sua produção de cervejas. Caso você esteja fazendo sua cerveja como hobby ou somente para presentear, essas informações são facultativas.

Todo rótulo de cerveja deve conter as seguintes informações:

 

Principais:

Nome da Cerveja;

Tipo (pilsen, weis…);

Teor Alcoólico;

Conteúdo da embalagem.

 

Secundárias:

Razão Social do Fabricante;

CNPJ do fabricante;

Registro no Ministério da Agricultura (MAPA) do fabricante e do produto;

Telefone de atendimento ao consumidor;

Composição da cerveja;

Informações sobre transporte e acondicionamento;

Validade e Lote.

 

Frases Obrigatórias: 

Aprecie com moderação

Produto destinado a maiores de 18 anos

Contém Glúten 

Informações sobre Alérgenos (Veja sobre essa nova legislação aqui.)

As frases obrigatórias devem receber um destaque como, por exemplo: negrito, itálico, mudança de cor ou sublinhado.

 

DICA DE OURO:

Um erro comum que vai fazer o consumidor perceber imediatamente que o rótulo não foi criado por um Designer profissional é o acumulo de informações obrigatórias “jogadas ” pelo corpo do rótulo. Talvez o consumidor não perceba o que está incomodando, mas sabe que algo não lhe agrada.
Como resolver? Reserve uma área do seu rótulo para todas as informações de fabricação e distribuição. Isso dará um aspecto mais limpo a seu rótulo e deixará o que realmente importa em foco – Sua Marca!

 

Não se esqueça de buscar seu código de barras específico do produto. Este código é o primeiro requisito para colocar sua cerveja nas prateleiras de qualquer mercado. Você pode registrar o seu código de barras através da Gs1 Brasil.

Importante ressaltar também que a falta de qualquer uma destas informações, acarretará em apreensão do produto pela Vigilância Sanitária ou seja, dificilmente o comerciante irá comprar sua cerveja correndo o risco de perder a mercadoria na primeira fiscalização.

 

 

 

Bem esse post já está carregado de informações úteis!

rotulos de cerveja

Caso sua cerveja já esteja pronta e precise de rótulos, dê uma olhadinha nos Kits de Adesivos para Cervejas em nossa Loja Virtual  ou entre em contato pelo nosso Chat ou telefone: 12-3958-6457

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