Meu objetivo será mostrar a você, pequeno produtor de cervejas, como criar um rótulo de cerveja dentro dos padrões de rótulos do mercado.
Ao final dessa matéria você saberá como preparar o layout e as informações obrigatórias do seu rótulo.
Então, vamos lá pequenos e micro-cervejeiros !
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Apesar da diversidade de tamanhos de cervejas, geralmente as cervejas artesanais são fabricadas em quantidade de 500 ml a 600 ml. Sendo assim, focarei no Layout desses produtos.
Pode parecer que estamos “puxando a sardinha para o nosso lado” mas é FATO que o rótulo do produto influencia muito na decisão de compra do consumidor. Ainda mais quando ele nunca experimentou o seu produto. É claro, que somente um bom produto continuará a ser comprado, mas antes de tudo você precisa superar a barreira da desconfiança do consumidor e provocar a sua curiosidade.
Imagine o seguinte: Centenas de cervejas lado a lado, competindo pela atenção do consumidor que nunca experimentou nenhuma delas e está seriamente intencionado a comprar UMA para experimentar e, quem sabe… virar fã!
Um cenário tentador, não? Sendo assim, invista em criatividade!
Mas antes, deixe-me te mostrar alguns detalhes que podem ajudar a evitar erros na hora de ser criativo com seu rótulo.
Os formatos mais comuns de rótulo são ovais, quadrados ou retangulares. Certamente sair do padrão pode te dar uma vantagem visual. Mas sempre pense antes em seu cliente. Se ele é conservador, ficará mais confortável ao experimentar uma cerveja com traços conservadores. Por outro lado, se seu publico é mais jovem e engajado, criar um rótulo em forma de octógono, por exemplo, pode não ser má ideia.
Vale lembrar que formatos especiais podem gerar custos maiores para a fabricação de seu rótulo, por outro lado pode levar a um aumento de vendas se agradar e fidelizar seu cliente. Fica à sua decisão.
Em um rótulo de cerveja, não ultrapasse 100mm x 80mm. Isso por vários motivos:
1- O consumidor vai desejar ver o líquido da garrafa
2- Olhando de frente o consumidor só poderá enxergar 1/3 do rótulo. Quanto mais largo, menos ele verá de imediato.
3 – Por questões de Design, você precisa de uma certa distancia entre objetos para não causar uma perturbação visual. ( Lembre-se que um Kit de rótulos de cerveja têm 4 etiquetas . Você não quer que o começo de uma etiqueta encoste no final de outra… )
É imprescindível que seu rótulo seja resistente à umidade. Materiais como Bopp ou Vinil, por serem plásticos são ideais para essa finalidade, porém tem um custo mais elevado. Rótulos em papel tendem a ser mais baratos, e caso opte por este material exija pelo menos uma camada de verniz, para que seu rótulo tenha uma melhora em relação a resistência a água.
Não é necessário seguir o padrão, porém trabalhar com cores que já estão na cabeça do consumidor acelera o reconhecimento. Assim, fica a sua escolha provocar curiosidade ou manter o padrão conservador de acordo com seu público alvo.) Abaixo estão algumas referências de cores para ajudar caso queira seguir um padrão:
Cervejas tipo Pilsen: Fundo branco ou amarelo, com detalhes em vermelho.
Cervejas tipo Weiss: Fundo bege (amarelo claro) com letras e detalhes em marrom.
Cerveja tipo Escura: Preto e marrom café.
Cerveja tipo Red: Vermelho com bordô e rosa.
Cerveja tipo Stout: Aqui cabem umas variações. A mais famosa Stout do mercado é a Guinness, que usa rótulo preto, em conformidade com a cor da cerveja. O preto acaba sendo muito utilizado em rótulos de cervejas Stout. Mas por um outro lado, a Stout tem origem Irlandesa, assim o verde escuro (para ornar com o liquido) acaba sendo muito utilizado. Consequentemente a combinação Preto e Verde, acaba sendo muito bem vinda.
Cerveja Tipo Ice: Azul, em referencia as geleiras árticas. O azul também é utilizado na maioria das cervejas sem álcool do mercado.
Para dar destaque ao que realmente importa você precisa selecionar as informações principais e deixa-las em primeiro plano, separadas das informações secundárias em segundo plano. Ou seja, mostre o nome e tipo de cerveja imediatamente ao consumidor e separe as informações adicionais ( edição limitada, comemorativa, prêmios, nova formula) em segundo plano para uma visualização mais detalhada por parte do cliente
Informações obrigatórias:
Veja as três categorias de informações para criar seu rótulo de cervejas:
Importante :Todas elas são obrigatórias caso você queira comercializar oficialmente a sua produção de cervejas. Caso você esteja fazendo sua cerveja como hobby ou somente para presentear, essas informações são facultativas.
Todo rótulo de cerveja deve conter as seguintes informações:
Nome da Cerveja;
Tipo (pilsen, weis…);
Teor Alcoólico;
Conteúdo da embalagem.
Razão Social do Fabricante;
CNPJ do fabricante;
Registro no Ministério da Agricultura (MAPA) do fabricante e do produto;
Telefone de atendimento ao consumidor;
Composição da cerveja;
Informações sobre transporte e acondicionamento;
Validade e Lote.
Frases Obrigatórias:
Aprecie com moderação
Produto destinado a maiores de 18 anos
Contém Glúten
Informações sobre Alérgenos (Veja sobre essa nova legislação aqui.)
As frases obrigatórias devem receber um destaque como, por exemplo: negrito, itálico, mudança de cor ou sublinhado.
DICA DE OURO:
Não se esqueça de buscar seu código de barras específico do produto. Este código é o primeiro requisito para colocar sua cerveja nas prateleiras de qualquer mercado. Você pode registrar o seu código de barras através da Gs1 Brasil.
Importante ressaltar também que a falta de qualquer uma destas informações, acarretará em apreensão do produto pela Vigilância Sanitária ou seja, dificilmente o comerciante irá comprar sua cerveja correndo o risco de perder a mercadoria na primeira fiscalização.
Bem esse post já está carregado de informações úteis!
Caso sua cerveja já esteja pronta e precise de rótulos, dê uma olhadinha nos Kits de Adesivos para Cervejas em nossa Loja Virtual ou entre em contato pelo nosso Chat ou telefone: 12-3958-6457
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